Banner - LCN

Banner - FECEAL 2017

terça-feira, 15 de abril de 2014

PROGRAMA DE DIVULGA-AÇÃO DE QUÍMICA


Programa do Instituto de Química e Biotecnologia – IQB da Universidade Federal de Alagoas – UFAL em parceria com o Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas – IFAL-Maceió, a Usina Ciência da UFAL, o Curso de Química do Campus UFAL/Arapiraca e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE/AL, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo César Costa de Oliveira, a ser realizado durante o ano de 2014, nas sete (7) cidades Polos/Campus da UFAL envolvendo os municípios circunvizinhos.

Municípios e CRE a serem atendidos: Polos da UFAL / CRE (Maceió – 1ª, 13ª, 14ª e 15ª CRE; Palmeira dos Índios – 3ª CRE; Viçosa – 4ª CRE; Arapiraca – 5ª CRE; Santana do Ipanema – 6ª CRE; Penedo – 9ª CRE e Delmiro Gouveia – 11ª CRE).

Este programa propõe ações específicas de divulgação e intervenções de difusão da ciência, em especial a Química, nas escolas públicas de ensino médio do Estado de Alagoas, através de ações como: Expoquímica, Show de Química, Revelação de Aptidões e Feira de Ciências do Estado de Alagoas.
A Ação Expoquímica ocorrerá nas dependências do Instituto de Química e Biotecnologia – IQB, no Campus A. C. Simões – Maceió, onde serão realizadas mostras e apresentações científicas com vídeos, visita aos laboratórios de pesquisa e de ensino do IQB visando basicamente à participação de estudantes das escolas públicas do Estado de Alagoas. Está prevista para ocorrer em quatro (4) dias no segundo semestre de 2014.

A Ação Shows de Química acontecerá nos Polos da UFAL e em Maceió (no CEPA). Estão previstos 04 Shows de Química que devem ocorrer em dois (2) dias consecutivos em cada um dos Polos da UFAL. Pretende-se realizar pelo menos duas apresentações diárias, sendo uma pela manhã e outra no período da tarde;

A Ação Revelando Aptidões visa descobrir estudantes com aptidão ao estudo da Química. Será realizada nas escolas participantes, onde será aplicada uma prova seletiva para, a partir daí trabalhar um grupo seleto de estudantes com o objetivo de dar maior atenção e suporte aos estudantes que demonstrarem bons conhecimentos de química e ainda pretende-se dar suporte para que os mesmos participem de olimpíadas de Química no Estado de Alagoas além dos níveis regional e nacional. Haverá uma preparação de avaliação, criação de materiais didáticos, aulas e outras atividades com os estudantes selecionados.  Haverá emissão de certificados para as escolas participantes, para os professores de química das escolas, certificados para os estudantes, além de premiação para os melhores colocados.

A Ação Feira de Ciências do Estado de Alagoas será realizada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE/AL, através da Superintendência de Políticas Educacionais – SUPED, com a coordenação do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação – CECITE e ocorrerá no CEPA. Haverá premiação para os melhores colocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário