Banner - LCN

Banner - FECEAL 2017

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia Internacional do Celíaco


O Dia Internacional do Celíaco foi comemorado pela primeira vez em maio de 2002, como resultado de um acordo entre pesquisadores da Doença Celíaca da Itália, Estados Unidos e Brasil a respeito da importância de se comemorar o Dia do Celíaco internacionalmente.

Aproveitando o Dia do Celíaco (terceiro domingo de maio), O Grupo de Celíacos de Alagoas, organizou uma programação envolvendo oficina de culinária sem glúten, campanha de conscientização em bares e restaurantes, uma grande caminhada e distribuição de material informativo, com o objetivo de envolver a população para a discussão e conhecimento dos sintomas e diagnósticos corretos. Dia 16/05/2010 - domingo às 8 horas, em frente ao Alagoinhas - Ponta Verde.
NOSSO TEMA: “Doença Celíaca tem tratamento e controle: informe-se."
Esta é uma doença auto-imune com múltiplas manifestações e se caracteriza pela intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada,centeio e malte.  Não tem cura e seu único tratamento é uma dieta isenta destas substâncias. A falta de informação e de diagnóstico preciso compromete a qualidade de vida do celíaco e pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças (osteoporose, desnutrição e alguns tipos de Câncer).                                        Glaucia Esteves da Silva - 
celiacos_al@hotmail.com

2 comentários:

  1. Com certeza eu irei. Mas queria saber como pegar a camisa ou me cadastrar não sei. Meu blog também está voltado para os celíacos. Se puder me informar alguma coisa sobre essa caminhada eu agradeço, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Layra,
    Para mais informações sobre a caminhada entre em contato pelo e-mail celiacos_al@hotmail.com
    Abraços,

    ResponderExcluir